"The amount of happiness that you have depends on the amount of freedom you have in your heart."

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Shutter Island (2010)


"You'll never leave this island."


Director: Martin Scorsese
Escritor: Laeta Kalogridis e Dennis Lehane
Elenco principal: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Michelle Williams, Max Von Sydow, Jackie Earle Haley e Elias Koteas. 
Género: Drama, Mysthery, Thriller


Finalmente chegou a hora de ver este filme tão falado neste ano 2010, com tão boas críticas. A curiosidade em relação á representação do Leonardo DiCaprio levou-me a procura e a visualização do "Shutter Island". Sendo um actor tão conhecido e com tão bons filmes no seu historial, este filme com a fama que já se ouvia falar só me poderia surpreender pela positiva. 

É extremamente aconselhável para quem gosta de filmes com mistério envolvido. Este então, não foge á excepção, é mistério desde o primeiro minuto até ao último minuto.
Está super cativante no sentido de não deixar escapar nem um único "segredo" do que se passa/está a passar nesta ilha misteriosa. 

O filme passa-se em volta de uma investigação acerca de um desaparecimento em Shutter Island Ashecliffe Hospital (hospital psiquiátrico), realizada por Edward Daniels (Leonardo DiCaprio). Com toda a investigação, Edward, acaba por descobrir que são realizadas experiências clandestinas aos cérebro dos pacientes, pelos médicos do hospital. O acesso a essa informação torna-se restrito e de difícil acesso, até que um dia dá-se uma grande tempestade na ilha e os sistemas eléctricos são cortados, deixando á solta vários prisioneiros considerados "perigosos" fora das suas celas. Tudo se complica... 

Para além desta pequena sinopse acerca do filme, ocorrem muitos outros mistérios que não poderei revelar. 
Aconselho mesmo a verem este filme, para quem ainda não o viu. 





quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Hachiko: A Dog's Story (2009)


"It's been a year, hasn't it? I wake up sometimes in the middle of the night and think about Parker. He was a good friend. I understand how you feel. Hachi, my friend, Parker is never coming home. But if Hachiko wants to wait, then Hachiko should wait. You want to wait for him, don't you? Have a long life, Hachi."


Director: Lasse Hallström
Escritor: Stephen P. Lindsey
Elenco principal: Richard Gere, Joan Allen, Cary-Hiroyuki Tagawa, Sarah Roemer, Jason Alexander, ERick Avari, Davenia McFadden, Robbie Sublett e Kevin DeCoste
Género: Drama, Family



Há conversa com um amigo de longa data, o Pedro, acabei por seguir o conselho dele e ver este filme. Nunca tinha ouvido falar, mas o nome chamou-me logo á atenção. Entretanto com a minha típica pesquisa no IMDb verifiquei que a classificação era demasiado elevada para me "passar ao lado". Quem não gosta de um bom filme que demonstra a amizade e a fidelidade destes maravilhosos animais? Ora bem, eu não sou excepção. 
Automaticamente veio-me logo ao pensamento os filmes: "Marley & Me" e "Amores Perros", que tanto adorei! Este não poderia ser uma "perca" de tempo.

Este filme conta-nos a história de um cão, fiel amigo "Hachi", que cria uma relação de fidelidade e amizade com o seu dono Parker (Richard Gere), um professor universitário. O Hachi é encontrado numa estação de comboio, perdido, e acaba por ser levado para a casa deste professor. Como ninguém acaba por procurar o Hachi, a família do professor decide ficar com ele. Todos os dias Hachi acompanhava o seu dono  até a estação do comboio para o levar até ao trabalho, e todos os dias o esperava. Até que um dia o seu dono não voltou no comboio, como era de costume... 

Como é obvio esta história tem mais que se lhe diga, mas acho mais interessante porem os "vossos motores de busca" a procura deste filme, pois é extremamente aconselhável para quem adora animais! Aliás na minha opinião é bem melhor que o "Marley & Me". Aconselho vivamente a verem este filme com um pacote de lenços ao lado, tal e qual como me aconselharam a mim (e não se enganaram!).

O mais surpreendente disto tudo, é que o filme é baseado numa história real que se passou no Japão. Ou seja, existiu realmente um cãozinho chamado "Hachikō" que fazia exactamente o que acontece no filme. Quando morreu foi decidido colocar uma estátua sem sua homemgem exactamente no lugar onde este fiel amigo esperava o seu dono, junto á estação do comboio.



"Linhas para um cão leal".



- Trailer












quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Remember Me (2010)



"Gandhi said that whatever you do in life will be insignificant, but it's very important that you do it because nobody else will. Like when someone comes into your life and half of you says: "You're nowhere near ready". And the other half says: "Make her yours forever". Michael, Caroline asked me what would I say if I knew you could hear me. I said: "I do know. I love you. God, I miss you, and I forgive you. "



Director: Allen Coulter
Escritor: Will Fetters 
Elenco principal: Robert Pattinson, Emilie de Ravin, Pierce Brosnan, Chris Cooper, Lena Olin, Martha Plimpton e Ruby Jerins.
Género: Drama, Romance




Ora bem, um filme cujo o elenco principal inclui o Robert Pattison, este actor tão desejado e tão falado por todo o lado. Reconhecido, da minha parte, pela Saga Twilight que tanto deu que falar. Na minha opinião não passou de mais um filmezinho de "embalar". Ok, o primeiro teve a sua piada, talvez por ter sido uma "novidade"... mas com a continuação da saga acabou por perder a piada que tinha. 
Decidi dar uma "segunda" oportunidade a este actor e o diagnóstico foi positivo, pelo menos neste filme. 


O filme descreve uma linda história de romance entre Tyler (Robert Pattinson) e Ally (Emilie de Ravin). Tyler é um rapaz que convive com o drama da morte do seu irmão (Michael) e com a  relação do pai "ausente" perante a sua irmã mais nova (Ruby Jerins). Ally, uma rapariga cuja mãe foi assassinada no metro durante a sua infância, convive com o lema de vida "viver cada dia como se fosse o último". 
Uma boa história de romance com fortes emoções. 


Ok, "Remember Me", na minha opinião, não é um "must see"; O que está relatado não é mais nem menos que um romance "ocasional" que tantos outros filmes também relatam. É curioso apenas, no meu ponto vista, poder ver o actor Robert Pattison noutro papel sem ser o de vampiro... e não se saí nada mal! 





- Trailer

terça-feira, 19 de outubro de 2010

The Kite Runner (2007)





"There is only one sin. and that is theft... when you tell a lie, you steal someones right to the truth."


Director: Marc Forster
Escritor: David Benioff baseado no livro de Khaled Hosseini
Elenco principal: Khalid Abdalla, Atossa Leoni, Shaun Toub, Sayed Jafar Masihullah Gharibzada, Zekeria Ebrahimi e Ahmad Khan Mahmoodzada. 
Género: Drama, Romance




Sendo este filme a "aquisição do fim de semana" para a minha prateleira de dvd's, decidi relembrar o porquê de pertencer a minha lista de filmes preferidos. 
Quando o vi pela primeira vez apaixonei-me logo. Este filme transborda emoções fortes que põem em questão vários aspectos como a amizade e o respeito. Logo faria todo o sentido recordá-lo. 



A história em volta deste filme retrata a amizade fiel entre dois amigos, que se tratam como irmãos, (Amir e Hassan) e que com a chegada da Guerra ao Afeganistão, e por outros fortes motivos, presentes no filme, acabam por cada um seguir o seu caminho. Entretanto muitos anos passam e ambos seguem a sua vida, até que chega o dia em que Amir tem que regressar a Cabul (Afeganistão) para tratar duns assuntos pendentes. 


Pode parecer desinteressante mas acreditem, é extremamente cheio de sentimentos e boas lições de vida! Faz realmente pensar até que ponto o "papel" de amigo vai... até que nível a amizade é retribuída. 




- Trailer














sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Volver (2006)


Realizador: Pedro Almodóvar
Escritor: Pedro Almodóvar
Elenco principal: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo e Yohana Cobo. 
Género: Comedy, Crime, Drama, Mistery





Antes demais há que referir que sou uma admiradora das realizações do Pedro Almodóvar, e com muito gosto! Adoro todo aquele caos e drama que sempre está inserido em roda das suas cenas. 
Juntando o útil ao agradável, escolhi este filme que transborda sensualidade pela parte da Penélope Cruz, sim porque esta mulher é algo fantástico!

O filme "Volver" não é mais nem menos do que um excelente filme assinado por este grande realizador que não nos deixa desiludidos, mais uma vez. Conta a história do regresso da mãe de Raimunda (Penélope Cruz), que por sinal julgavam-na morta, com a finalidade de resolver situações que não estavam resolvidas antes do seu desaparecimento. Envolta deste drama todo, junta-se também o caos envolvido com a filha de Raimunda (Paula - Yohana Cobo) que é abusada sexualmente pelo seu suposto "pai". 

Para não fugir á regra, Almodóvar insiste em mencionar a tal "valorização feminina" que sempre se encontra representada nos seus filmes, e neste não é excepção! 
As fortes raízes espanholas também não fogem a regra, neste magnífico drama contagiante é incluído também uma canção de estilo flamengo (tipicamente espanhol) cantada por Raimunda com letra extremamente ligada a todas a situações envolventes no filme. 

Se mesmo assim não ficaram convencidos acerca do potencial deste filme, então aconselho a verem o trailer, talvez vos convença! 






- Trailer






























quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mystic River (2003)





"Sean Devine: So Jimmy, when was the last time you saw Dave? 
Jimmy Markum: The last time I saw Dave...
Sean Devine: Yeah, Dave Boyle.
Jimmy Markum: Dave Boyle... 
Sean Devine: Yeah Jimmy, Dave Boyle.
Jimmy Markum: That was twenty-five years ago, going up this street, in the back of that car."




Director: Clint Eastwood
Escritores: Brian Helgeland baseado no livro de Dennis Lehane (Mystic River)
Elenco principal: Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon, Laurence Fishburne, Marcia Gay Harden, Laura Linney e Emmy Rossum
Género: Crime, Drama, Mystery, Thriller


Pelo que parece continuo com os filmes protagonizados pelo o Sean Penn. Andava eu a procura de outro filme que me podesse "saciar" deste magnífico actor, quando dei de caras com este filme.
Nunca tinha ouvido falar, mas, assim que abri o meu tão preferido site sobre filmes, o IMDbdeparei me com uma grande felicidade. 
Nem mais nem menos do que iria ver um filme realizado pelo Clint Eastwood (realizador e actor de um dos meus filmes preferidos, "Gran Torino", do ano 2008) como também iria continuar com a minha "pesquisa" filmatográfica em relação a protagonazição do Sean Penn, e para além disto, o filme também era protagonizado pelo actor Tim Robbins (um dos actores protagonizantes do filme "The Shawshank Redemption", do qual eu tanto gostei de ver). Juntando todos estes acpectos positivos decidi vê-lo. 

Em relação ao filme, obviamente que tenho um balanço positivo. Adorei o papel do Sean Penn e também, do actor Tim Robbins. Mas isto não me espanta. O Clint Eastwood, não foge a regra, com o seu magnífico poder para a realização, que eu tanto gosto.

Basicamente o filme retrata uma tragédia no bairro onde três amigos viveram a sua infância, que tanto os marcou. A tragédia passa por o assassinato da filha de um destes amigos (Sean Penn no papel de Jimmy Markum). O desenrrolar da acção está extremamente cativante até ao último minuto. Quanto ao final, julgava esperar mais, isto não quer dizer que não tenha tido um "bom" final, mas esperava algo tão ou mais "dramático" como o desenrrolar da acção. Não fiquei desiludida com o final, mas não superou as minhas expectativas. 

Se me perguntarem se aconselho o visionamento deste filme, eu responderia com todas as certezas "claro que sim". Talvez tenha sido o meu entusiasmo pelo "Gran Torino" que me fez ficar iludida que viria algo do género.


- Trailer





















quarta-feira, 13 de outubro de 2010

21 Grams (2003)


"God knows when a single hair moves on your head." 


Realizador: Alejandro González Iñárritu 
Escritor: Guillermo Arriaga
Elenco principal: Sean Penn, Benicio Del Toro e Naomi Watts
Género: Crime, Drama, Thriller


Ando com um "certo vício" nos filmes protagonizados pelo o Sean Penn.
Este filme é um dos filmes "falados" por todo o lado, já há algum tempo que andava para vê-lo, e finalmente chegou o dia. 

Sem ver o trailer, apenas com uma pequena pesquisa pelo IMDb para verificar qual a classificação atribuída ao filme, quais os actores que entravam e quem era o realizador, decidi arriscar e vê-lo.

Balanço muito positivo em relação ao filme, o Sean Penn interpreta, sem dúvida, um papel fantástico neste filme. O desenrrolar baseia-se basicamente no encontro/cruzamento das vidas de três pessoas devido a um terrivél acidente. Envolve sentimentos como o amor, a crença, as drogas e o desespero. 

Em relação ao mistério envolvente em roda do nome do filme é realmente impressionante; Nunca tinha ouvido falar em tal coisa (desculpem a minha ignorância) mas deu-me curiosidade em perceber se o conceito das 21 gramas seria realmente verdade. Basicamente o que eu quero dizer é que a história está perfeitamente pensada e relacionada com a acção. 

Claro, sabendo que este realizador é o mesmo que realizou "Amores Perros", de 2000, não se torna duvidoso que tenha adorado este filme. 



- Trailer -