"The amount of happiness that you have depends on the amount of freedom you have in your heart."

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Perfect World (1993)


"I need me a time machine with a loud radio to take me where I'm going."


Director: Clint Eastwood
Escritor: John Lee Hancock
Elenco principal: Kevin Costner, Clint Eastwood, Laura Dern, T.J. Lowther, Keith Szarabajka, Leo Burmester, Paul Hewitt, Bradley Whitford e Ray McKinnon
Género: Crime, Drama, Thriller 


Completamente comovida com este filme. Não é que seja uma excepção pois os filmes do Clint Eastwood têm sempre uma mensagem fortíssima por de trás de todo aquele cenário, e este não foge a regra. 
Há sempre a possibilidade de uma "má pessoa" ter um bom coração... e este filme mostra isso.

"A Perfect World" conta-nos a história duma amizade entre um raptor (Butch) e um rapaz de 8 anos, chamado Philip. Butch e um companheiro, decidem fugir da prisão rumo á liberdade, cada um com os seus planos. Quando conseguem escapar vão direitos a um bairro e o companheiro de Butch decide fazer um assalto a uma casa de família. Butch é obrigado a intervir e acaba por raptar este tal rapaz, o Philip. A partir daí, Butch e Philip, juntos, passam por boas aprendizagens, boas experiências e pelo verdadeiro sentido de "a perfect world"... pela estrada fora (Texas). 

Adorei a analogia do filme; A maneira como a mentalidade das crianças está preparada e como são acostumados faz realmente toda a diferença. 
Para quem gosta da realização de Clint Eastwood, então este filme de certeza que vai agradar. 


PS: Dá para largar umas lagrimas no final!


- Trailer











quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Imaginary Heroes (2004)



"We do it because I say so. We'll do it because he *will* be alive at this table. And because he is my son. And because he was the *only* thing in this family. You'll make the food, and you'll shut the fuck up."


Director: Dan Harris
Escritor: Dan Harris 
Elenco principal: Sigourney Weaver, Emile Hirsch, Jeff Daniels, Michelle Williams, Kip Pardue, Deirdre O'Connell, Ryan Donowho, Suzanne Santo e Jay Paulson 
Género: Drama




Ando de certa forma viciada nos filmes cujo o elenco inclui Emile Hirsch. Acho que este rapaz tem mesmo um enorme talento; Começando pelo famoso "Into the Wild", passando pelo Milk, Alpha Dog, The air i breathe, Lords of Dogtown... e por aí além, este filme acaba por não fugir á regra. E mais ainda, acho que vai continuar a destacar a sua reprensentação em todos os próximos filmes que possam vir, cujo elenco tenha o seu nome. 
Este filme foi mais um que pode traduzir aquilo que eu acabei de dizer. Não representa um dos melhores mas satisfaz bastante seria uma boa nota para atribuir a ele.


A história de "Imaginary Heroes" começa por nos falar de um rapaz (Matt Travis) muito bem sucedido na vida: popular, boas notas, interessado, bem aparecido e competições de natação. Depois de definida a vida deste rapaz, é apresentado outro caso oposto, o seu irmão Tim, que sempre se acentou perfeitamente no lugar de "ovelha negra" da família. Chega o dia em que Matt Travis comete o suicidio e a família toma isso como um grande choque. 
O filme realça o dia-a-dia desta família; A aceitação da morte de Matt, a lidação com esse sentimento, o preencher o "espaço" de Matt... por aí além.


Um filme com bons argumentos e boas situações. Dá que pensar, até que ponto os sentimentos de um ser humano podem ir. Para uns é rídiculo as passagens no filme, para outros acham perfeitamente normal... a verdade é que realmente estas situações existem. 




- Trailer

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Single Man (2009)


"A few times in my life I've had moments of absolute clarity, when for a few brief seconds the silence drowns out the noise and I can feel rather than think, and things seem so sharp and the world seems so fresh. I can never make these moments last. I cling to them, but like everything, they fade. I have lived my life on these moments. They pull me back to the present, and I realize that everything is exactly the way it was meant to be."


Director: Tom Ford
Escritor: Tom Ford e David Scearce
Elenco principal: Colin Firth, Julianne Moore, Nicholas Hoult, Matthew Goode, Jon Kortajarena, Paulette Lamori, Ryan Simpkins, Ginnifer Goodwin e Teddy Sears. 
Género: Drama


Com as minhas típicas pesquisas pelo IMDb dei de caras com este filme. "A single man" pareceu-me ter os requisitos suficientes para se enquadrar na prateleira dos "bons filmes". Mas pelos vistos enganei-me... 

A história fala-nos da vida de um professor inglês (George) que após ter vivido uma relação de 16 anos com o seu parceiro (Jim), recebe a notícia que Jim sofre um acidente mortal. George após esta notícia chocante acaba por ter algumas dificuldades em lidar com o seu dia-a-dia, encarando sozinho a sua vida rotineira. 

Existem vários aspectos positivos que gostei neste filme: o facto de os cenários estarem cheios de classe e inspirados nos anos 60, deixa-me completamente rendida; a representação do actor Colin Firth é sem duvida surpreendente, sempre cheio de charme e confiança; e a sensualidade da Julianne Moore transparece a cada momento da sua representação.

Quanto aos aspectos negativos, acho que a história não apresenta factores suficientes para que a possa colocar nos "bons filmes", está demasiado monótona, para além dos acontecimentos presentes no filme. 
Na minha opinião existem muitos outros aspectos que se poderiam abranger e que tornariam o filme muito mais interessante.



- Trailer

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Peaceful Warrior (2006)



"I call myself a Peaceful Warrior... because the battles we fight are on the inside"



Director: Victor Salva
Escritor: Kevin Bernhardt e Dan Millman
Elenco principal: Scott Mechlowicz, Nick Nolte, Amy Smart, Tim DeKay, Ashton Holmes e Paul Wesley
Género: Drama, Romance, Sport



Quando me falaram deste filme, pela primeira vez, o nome chamou-me logo á atenção. "Peaceful Warrior" fez-me logo pensar em algo que estivesse relacionado com a mente, com a paz interior. E nada como "vasculhar" neste tema tão profundo e com tanto para dizer.

Sendo "Peaceful Warrior" uma história baseada em factos verídicos, ainda acaba por cativar mais para o visionamento desde filme (pelo menos na minha opinião). Além disso, no IMDb tinha uma classificação aceitável... porque não vê-lo? 

O filme conta-nos a história de um rapaz (Dan Millman) com um talento ginasta fantástico. A sua vida passava-se em volta dos treinos, dos amigos, saídas, alcool e raparigas; Até que um dia, Dan, conhece um homem (Sócrates) misterioso e capaz de "contactar" com outros tipos de "força" e também com a compreensão. 
Entretanto Dan tem um acidente de mota deixando-o incapaz de voltar aos treinos e lutar por aquilo que o faz feliz. Sócrates e uma rapariga (Joy) decidem mostrar-lhe que ainda há muito a aprender e muito a superar... estando tudo dependente do seu "estado de espírito".  

A história leva-nos a compreender o verdadeiro poder do espírito humano; Que nem tudo se baseia na "qualidade de vida" que temos, no esforço que fazemos... Depende sim, do quanto nos concentramos para o fazer. Há-que soltar a mente e acreditar que conseguimos! 

O filme é rico em positividade e boas crenças, aconselho definitivamente a qualquer pessoa que acredite nestes conceitos acerca da vida.




- Trailer

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Flags of Our Fathers (2006)


"I know it's a good thing, raising the money and that, 'cause we need it. But, I can't take them calling me a hero. All I did was try not to get shot. Some of the things I saw done, things I did, they weren't things to be proud of, you know? Mike... Mike was a hero. You ever meet him?"



Director: Clint Eastwood
Escritor: William Broyles Jr. e Paul Haggis, baseado no livro "Flags of our Fathers" de James Bradley e Ron Powers)
Elenco principal: Jesse Bradford, Ryan Phillippe, Adam Beach, John Benjamin Hickey, John Slattery, Barry Pepper e Jamie Bell
Género: Action, Drama, History, War




O meu forte não são os filmes de guerra, definitivamente. Mas tenho que confessar que este tem qualquer coisa a mais em relação aos filmes que tenho visto neste género. Para além de ser realizado pelo Clint Eastwood, este homem é fascinante, a história em si mostra uma vertente da guerra da qual eu adorei. 

O filme passa-se na epóca da Segunda Guerra Mundial, mais concretamente na batalha de Iwo Jima; Neste cenário de guerra, é tirada uma fotografia a 6 homens a erguerem uma bandeira dos EUA no cimo da ilha, que acaba por se tornar famosa. Esta foto corre o "mundo" e gera-se um certo interesse em divulgar quem são estes 6 homens, estes 6 heróis da Guerra.

O Clint Eastwood faz passar a mensagem principal á "sua moda". Não foge as regras dos seus filmes... Uma mensagem forte, com uma boa moral. 

Um bom filme que faz abrir a mente em relação á guerra; Faz perceber que não conta apenas ganhar ou perder uma guerra. Não é uma questão de ser herói ou ser o vilão, são muitas emoções envolvidas que provavelmente não se esquecerá. Muitas pessoas perdidas, muitos momentos passados... "Os soldados podem lutar pelo seu país, mas é pelos amigos que morrem". 

Hoje em dia, infelizmente, ainda existe este pensamento.



- Trailer









quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Shutter Island (2010)


"You'll never leave this island."


Director: Martin Scorsese
Escritor: Laeta Kalogridis e Dennis Lehane
Elenco principal: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Michelle Williams, Max Von Sydow, Jackie Earle Haley e Elias Koteas. 
Género: Drama, Mysthery, Thriller


Finalmente chegou a hora de ver este filme tão falado neste ano 2010, com tão boas críticas. A curiosidade em relação á representação do Leonardo DiCaprio levou-me a procura e a visualização do "Shutter Island". Sendo um actor tão conhecido e com tão bons filmes no seu historial, este filme com a fama que já se ouvia falar só me poderia surpreender pela positiva. 

É extremamente aconselhável para quem gosta de filmes com mistério envolvido. Este então, não foge á excepção, é mistério desde o primeiro minuto até ao último minuto.
Está super cativante no sentido de não deixar escapar nem um único "segredo" do que se passa/está a passar nesta ilha misteriosa. 

O filme passa-se em volta de uma investigação acerca de um desaparecimento em Shutter Island Ashecliffe Hospital (hospital psiquiátrico), realizada por Edward Daniels (Leonardo DiCaprio). Com toda a investigação, Edward, acaba por descobrir que são realizadas experiências clandestinas aos cérebro dos pacientes, pelos médicos do hospital. O acesso a essa informação torna-se restrito e de difícil acesso, até que um dia dá-se uma grande tempestade na ilha e os sistemas eléctricos são cortados, deixando á solta vários prisioneiros considerados "perigosos" fora das suas celas. Tudo se complica... 

Para além desta pequena sinopse acerca do filme, ocorrem muitos outros mistérios que não poderei revelar. 
Aconselho mesmo a verem este filme, para quem ainda não o viu. 





quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Hachiko: A Dog's Story (2009)


"It's been a year, hasn't it? I wake up sometimes in the middle of the night and think about Parker. He was a good friend. I understand how you feel. Hachi, my friend, Parker is never coming home. But if Hachiko wants to wait, then Hachiko should wait. You want to wait for him, don't you? Have a long life, Hachi."


Director: Lasse Hallström
Escritor: Stephen P. Lindsey
Elenco principal: Richard Gere, Joan Allen, Cary-Hiroyuki Tagawa, Sarah Roemer, Jason Alexander, ERick Avari, Davenia McFadden, Robbie Sublett e Kevin DeCoste
Género: Drama, Family



Há conversa com um amigo de longa data, o Pedro, acabei por seguir o conselho dele e ver este filme. Nunca tinha ouvido falar, mas o nome chamou-me logo á atenção. Entretanto com a minha típica pesquisa no IMDb verifiquei que a classificação era demasiado elevada para me "passar ao lado". Quem não gosta de um bom filme que demonstra a amizade e a fidelidade destes maravilhosos animais? Ora bem, eu não sou excepção. 
Automaticamente veio-me logo ao pensamento os filmes: "Marley & Me" e "Amores Perros", que tanto adorei! Este não poderia ser uma "perca" de tempo.

Este filme conta-nos a história de um cão, fiel amigo "Hachi", que cria uma relação de fidelidade e amizade com o seu dono Parker (Richard Gere), um professor universitário. O Hachi é encontrado numa estação de comboio, perdido, e acaba por ser levado para a casa deste professor. Como ninguém acaba por procurar o Hachi, a família do professor decide ficar com ele. Todos os dias Hachi acompanhava o seu dono  até a estação do comboio para o levar até ao trabalho, e todos os dias o esperava. Até que um dia o seu dono não voltou no comboio, como era de costume... 

Como é obvio esta história tem mais que se lhe diga, mas acho mais interessante porem os "vossos motores de busca" a procura deste filme, pois é extremamente aconselhável para quem adora animais! Aliás na minha opinião é bem melhor que o "Marley & Me". Aconselho vivamente a verem este filme com um pacote de lenços ao lado, tal e qual como me aconselharam a mim (e não se enganaram!).

O mais surpreendente disto tudo, é que o filme é baseado numa história real que se passou no Japão. Ou seja, existiu realmente um cãozinho chamado "Hachikō" que fazia exactamente o que acontece no filme. Quando morreu foi decidido colocar uma estátua sem sua homemgem exactamente no lugar onde este fiel amigo esperava o seu dono, junto á estação do comboio.



"Linhas para um cão leal".



- Trailer












quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Remember Me (2010)



"Gandhi said that whatever you do in life will be insignificant, but it's very important that you do it because nobody else will. Like when someone comes into your life and half of you says: "You're nowhere near ready". And the other half says: "Make her yours forever". Michael, Caroline asked me what would I say if I knew you could hear me. I said: "I do know. I love you. God, I miss you, and I forgive you. "



Director: Allen Coulter
Escritor: Will Fetters 
Elenco principal: Robert Pattinson, Emilie de Ravin, Pierce Brosnan, Chris Cooper, Lena Olin, Martha Plimpton e Ruby Jerins.
Género: Drama, Romance




Ora bem, um filme cujo o elenco principal inclui o Robert Pattison, este actor tão desejado e tão falado por todo o lado. Reconhecido, da minha parte, pela Saga Twilight que tanto deu que falar. Na minha opinião não passou de mais um filmezinho de "embalar". Ok, o primeiro teve a sua piada, talvez por ter sido uma "novidade"... mas com a continuação da saga acabou por perder a piada que tinha. 
Decidi dar uma "segunda" oportunidade a este actor e o diagnóstico foi positivo, pelo menos neste filme. 


O filme descreve uma linda história de romance entre Tyler (Robert Pattinson) e Ally (Emilie de Ravin). Tyler é um rapaz que convive com o drama da morte do seu irmão (Michael) e com a  relação do pai "ausente" perante a sua irmã mais nova (Ruby Jerins). Ally, uma rapariga cuja mãe foi assassinada no metro durante a sua infância, convive com o lema de vida "viver cada dia como se fosse o último". 
Uma boa história de romance com fortes emoções. 


Ok, "Remember Me", na minha opinião, não é um "must see"; O que está relatado não é mais nem menos que um romance "ocasional" que tantos outros filmes também relatam. É curioso apenas, no meu ponto vista, poder ver o actor Robert Pattison noutro papel sem ser o de vampiro... e não se saí nada mal! 





- Trailer

terça-feira, 19 de outubro de 2010

The Kite Runner (2007)





"There is only one sin. and that is theft... when you tell a lie, you steal someones right to the truth."


Director: Marc Forster
Escritor: David Benioff baseado no livro de Khaled Hosseini
Elenco principal: Khalid Abdalla, Atossa Leoni, Shaun Toub, Sayed Jafar Masihullah Gharibzada, Zekeria Ebrahimi e Ahmad Khan Mahmoodzada. 
Género: Drama, Romance




Sendo este filme a "aquisição do fim de semana" para a minha prateleira de dvd's, decidi relembrar o porquê de pertencer a minha lista de filmes preferidos. 
Quando o vi pela primeira vez apaixonei-me logo. Este filme transborda emoções fortes que põem em questão vários aspectos como a amizade e o respeito. Logo faria todo o sentido recordá-lo. 



A história em volta deste filme retrata a amizade fiel entre dois amigos, que se tratam como irmãos, (Amir e Hassan) e que com a chegada da Guerra ao Afeganistão, e por outros fortes motivos, presentes no filme, acabam por cada um seguir o seu caminho. Entretanto muitos anos passam e ambos seguem a sua vida, até que chega o dia em que Amir tem que regressar a Cabul (Afeganistão) para tratar duns assuntos pendentes. 


Pode parecer desinteressante mas acreditem, é extremamente cheio de sentimentos e boas lições de vida! Faz realmente pensar até que ponto o "papel" de amigo vai... até que nível a amizade é retribuída. 




- Trailer














sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Volver (2006)


Realizador: Pedro Almodóvar
Escritor: Pedro Almodóvar
Elenco principal: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo e Yohana Cobo. 
Género: Comedy, Crime, Drama, Mistery





Antes demais há que referir que sou uma admiradora das realizações do Pedro Almodóvar, e com muito gosto! Adoro todo aquele caos e drama que sempre está inserido em roda das suas cenas. 
Juntando o útil ao agradável, escolhi este filme que transborda sensualidade pela parte da Penélope Cruz, sim porque esta mulher é algo fantástico!

O filme "Volver" não é mais nem menos do que um excelente filme assinado por este grande realizador que não nos deixa desiludidos, mais uma vez. Conta a história do regresso da mãe de Raimunda (Penélope Cruz), que por sinal julgavam-na morta, com a finalidade de resolver situações que não estavam resolvidas antes do seu desaparecimento. Envolta deste drama todo, junta-se também o caos envolvido com a filha de Raimunda (Paula - Yohana Cobo) que é abusada sexualmente pelo seu suposto "pai". 

Para não fugir á regra, Almodóvar insiste em mencionar a tal "valorização feminina" que sempre se encontra representada nos seus filmes, e neste não é excepção! 
As fortes raízes espanholas também não fogem a regra, neste magnífico drama contagiante é incluído também uma canção de estilo flamengo (tipicamente espanhol) cantada por Raimunda com letra extremamente ligada a todas a situações envolventes no filme. 

Se mesmo assim não ficaram convencidos acerca do potencial deste filme, então aconselho a verem o trailer, talvez vos convença! 






- Trailer